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Português

 

A língua portuguesa:

a) morfologia (formação de palavras e classes gramaticais)

b) sintaxe (análise sintática)

c) fonologia

d) redação

aspectos macroestruturais:

1) mantenha: letra legível, escrita a caneta; respeito à margem direita e esquerda;

2) evite: letra enorme ou espaçada, ilegível, grudada, rasuras

aspectos estilísticos:

1) menos: linguagem (cotidiana, coloquial, falada; ora mista ora culta ora popular); 

2) mantenha: objetividade, clareza

e) literatura

f) semântica

g) estilística

h) pragmática

Classes Gramaticais:

1 - artigo

2 - substantivo

3 - pronome 

4 - adjetivo

5 - advérbio

6 - verbo

7 - interjeição

8 - conjunção

9 - numeral

10 - preposição

Análise sintática:

1 - frase, oração e período

2 - sujeito

3 - predicado

      3.1. predicado nominal (formado por um verbo de ligação mais um predicativo do sujeito)

      3.2. predicado verbal

      3.3. predicado verbo-nominal

      

4 - adjunto adnominal

5 - adjunto adverbial

6 - agente da passiva

7 - aposto

8 - vocativo

- complemento nominal

10 - complemento verbal

11 - complemento verbo-nominal

12 - objeto direto

13 - objeto direto preposicionado

14 - objeto indireto

15 - objeto indireto preposicionado

16 - objeto indireto pleonástico

17 - predicativo do sujeito 

18 - predicativo do objeto (ocorre quando o predicado é verbo-nominal e funciona como núcleo nominal do predicado)

I - termos essenciais da oração: sujeito e predicado

I - termos integrantes da oração:

                  complementos verbais (objeto direto, objeto indireto) 

                  complementos nominais,

                  agente da passiva

III - termos acessórios da oração: adjunto adnominal

                                                       adjunto adverbial

                                                       aposto

IV - vocativo (é um termo independente)

Figuras de linguagem:

 

Também chamada de figuras de estilo, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita.

 

O estilo é a parte da gramática que trata das estratégias artísticas/criativas usadas na língua (principalmente as figuras de linguagem), também conhecido como estilística.

1) figuras de palavras ou tropos:

1.1) metáfora

1.2) metonímia

1.3) sinédoque

1.4) antonomásia ou perífrase

1.5) catacrese

1.6) sinestesia

1.7) comparação ou símile

1.8) alegoria

2) figuras de construção ou de sintaxe:

2.1) polissíndeto

2.2) assíndeto

2.3) elipse

2.4) zeugma

2.5) anacoluto

2.6) inversão

2.7) pleonasmo (literário)

2.8) silepse (de pessoa, de gênero, de número)

2.9) hipérbato

2.10) apóstrofe

2.11) anáfora

2.12) apóstrofe

3) figuras de pensamento:

3.1) ironia

3.2) antítese

3.3) paradoxo ou oxímoro

3.4) eufemismo

3.5) hipérbole ou auxese

3.6) prosopopeia ou personificação

3.7) apóstrofe

3.8) gradação (clímax ou anticlímax)

3.9) litote

4) figuras de som ou de harmonia:

4.1) assonância

4.2) aliteração

4.3) paronomásia

4.4) onomatopeia

5) vícios de linguagem:

5.1) arcaísmo

5.2) barbarismo

5.3) solecismo

5.4) neologismo

5.5) pleonasmo (vicioso)

5.6) cacófato

5.7) eco

Uso dos porquês

Uso do se

1) pronome pessoal oblíquo reflexivo

2) pronome apassivador

3) conjunção subordinativa integrante

4) conjunção subordinativa condicional

Uso do que

1) pronome relativo

2) conjunção subordinativa integrante

3) conjunção subordinativa causal

4) conjunção subordinativa comparativa

5) pronome adjetivo interrogativo

6) pronome substantivo interrogativo

7) interjeição de admiração

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Pronome relativo são pronomes que, ao estabelecerem uma relação entre duas orações, retomam o nome imediatamente anterior e o substituem dentro da oração subordinada.

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Semântica:

briefing: quando você cria um briefing está fazendo um resumo de uma tarefa com certas especificações. Um briefing bem feito é, obrigatoriamente, o primeiro passo para um projeto de sucesso.

algoritmo: sequência finita de regras, raciocínios ou operações que, aplicada a um número finito de dados, permite solucionar classes semelhantes de problemas.

O que é o disclaimer?

Uma ressalva, aviso legal ou termo de responsabilidade ou ainda no anglicismo, disclaimer é uma referência ou aviso, encontrado comumente em mensagens eletrônicas e páginas da Web, que informa os direitos do leitor de um determinado documento e as responsabilidades assumidas ou, normalmente, não assumidas pelo autor deste documento, destinados a alertar o leitor a respeito de uma condição específica.

No mercado financeiro, é comum que o disclaimer apareça em dois contextos: nos informes enviados pelos fundos de investimento e nas páginas dedicadas à difusão do conhecimento econômico (como é o caso do Mais Retorno).

Literatura:

Períodos literários:

1) literatura portuguesa:

1.1. Trovadorismo (1189-1418); Os primeiros textos da literatura portuguesa receberam o nome de cantigas, tradicionalmente divididas em cantigas de amor, de amigo, escárnio e maldizer, representadas por nomes como Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes, entre outros.

As cantigas trovadorescas são dividas em dois grandes grupos:

  1. Cantigas líricas: são as cantigas de amor e as cantigas de amigo.

  2. Cantigas satíricas: são as cantigas de escárnio e as cantigas de maldizer.

O trovadorismo foi uma escola literária que surgiu na Idade Média no século XI e teve seu declínio no século XIV. Depois dele, surge o humanismo, um movimento literário de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.

A linguagem do trovadorismo português era popular e produzida para ser cantada pelos jograis.

Poemas da época eram feitos para ser cantados, e os artistas eram divididos entre Trovadores, que eram compositores de origem nobre, e Jograis, que eram servos, muitos deles, profissionais da música. Nas cantigas de amor, o tema mais desenvolvido é o amor não correspondido no qual o trovador destaca as qualidades da mulher amada (suserana) e se coloca em posição “inferior”, de vassalo. Os temas mais explorados eram o amor, o sofrimento, a servidão amorosa, a figura idealizada da mulher e as críticas da sociedade.

Primeiro movimento literário da língua portuguesa, o Trovadorismo surgiu em um período no qual a escrita era pouco difundida, por esse motivo, os poetas transmitiam suas poesias oralmente, na maioria das vezes cantando-as.

Os poetas do Trovadorismo pertenciam à nobreza ou ao clero e, além da letra, criavam também a música das composições que executavam para o seleto público das cortes.

Durante o Trovadorismo ocorreu a separação entre poesia e a música. É uma escola literária medieval que surgiu na França. A principal manifestação literária são as cantigas. O trovadorismo e o humanismo são movimentos literários medievais.

Principais escritores: Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, entre outros;

1.2) Humanismo (1418-1527): No âmbito da literatura fez a transição do trovadorismo para o classicismo. Está diretamente ligado à Renascença, movimento que surgiu em Florença, na Itália, e se alastrou pela Europa. O Humanismo é chamado de Segunda Idade Média. Poesia Palaciana (mais elaborada do que as cantigas).

Gil Vicente, teatrólogo português, seu principal artesão na arte dramática; 

Fernão Lopes (crônicas que retratavam a sociedade da época);

1.3) Classicismo (1527-1825) também ligado ao Renascimento: antropocentrismo (o homem no centro de tudo), racionalismo (valorização da razão) e paganismo (mitologia grega e romana). Era a época também das Grandes Navegações (universalismo: o homem rompe fronteiras e conquista o resto do mundo) e o grande destaque literário do período foi Luís de Camões, que escreveu Os Lusíadas, um poema épico que gira em torno da expansão de Portugal nas Grandes Navegações.

2) Literatura brasileira:

2.1) Quinhentismo: (1500-1601) Nos primeiros três séculos do Brasil, a vida social e, consequentemente, a esfera econômica e cultural desenvolveram-se em torno da relação entre a colônia e a metrópole); Enquadram-se à literatura informativa, com o objetivo de fornecer informações ao rei D. Manuel I. Os relatos escritos pelos autores exaltam o Brasil, com tom de deslumbramento e encantamento.

Pero Vaz de Caminha, fidalgo português, escrivão e vereador na cidade portuguesa do Porto. Ficou conhecido como autor da “Carta de Pero Vaz de Caminha”, ao rei D. Manuel I. Essa carta é considerada o primeiro documento escrito sobre o Brasil, que relata a descoberta das terras brasileiras. Ficou conhecida como sendo o marco inicial da literatura de Informação do Brasil; 

Pero de Magalhães Gandavo, professor, historiador, cronista. Escreveu “História da Província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil”. 

Gabriel Soares de Sousa , agricultor, empresário português, e um estudioso e historiador do Brasil. Escreveu, além de outras obras, o “Tratado Descritivo do Brasil”, que relata sobre a natureza, os animais, além dos costumes naturais do país.

Pe. Manuel de Nóbrega, sacerdote jesuíta português, chefe da primeira missão jesuítica à América. Escreveu diversas obras, entre elas estão “Diálogo sobre a Conversão dos Gentios” e as “Cartas do Brasil” 

Padre José de Anchieta ou São José de Anchieta, considerado o autor da primeira gramática da língua tupi, e um dos primeiros autores da literatura brasileira. Escreveu “Na festa de São Lourenço”; “Arte de Gramática da Língua mais usada na Costa do Brasil” e "Poema à virgem".

2.2) Barroco: (1601-1768). O estilo chegou ao país após seu surgimento na Europa, no século XVI, e teve como marcos históricos a Reforma Protestante e a Contrarreforma. A Itália é o berço desse movimento e seu maior representante, nas artes visuais, é o pintor italiano Caravaggio (1571-1610). No entanto, na literatura, os poetas espanhóis Francisco de Quevedo (1580-1645) e Luis de Góngora (1561-1627) são seus principais representantes.

2.3) Arcadismo

2.4) Romantismo

2.5) Realismo; Naturalismo; Parnasianismo

2.6) Simbolismo

2.7) Modernismo

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